terça-feira, 26 de março de 2013

MOTIVOS PELOS QUAIS EU NÃO ORO NOS MONTES



Por Estélio Batista

MOTIVOS PELOS QUAIS EU NÃO ORO NOS MONTES
Somos servos de Deus, libertos pela graça que o Eterno e Soberano derramou sobre nós (Ef 2. 8,9). Fomos comprados na cruz pelo sangue de Jesus Cristo nosso salvador. Ali, o eterno Mestre, expôs os principados e potestades ao ridículo (Cl 2. 14,15). Por isso podemos cantar a plenos pulmões: “foi para liberdade que Cristo nos libertou” Gl 5.1. Considerando essas questões fundamentais, passo a expô os motivos pelos quais não oro nos montes:
1º) MOTIVO - A Bíblia Sagrada – Embora Jesus Cristo tenha orado nos montes algumas vezes, ele nos recomenda que oremos em nossos quartos. Cabe ressaltar ainda, que qualquer um que conheça o mínimo da geografia de Jerusalém sabe porque Jesus orou nos montes em algumas ocasiões - Jerusalém é construída sobre eles! É preciso muito esforço para conseguir orar em uma planície de Jerusalém. Além disso, o Novo Testamento apresenta Jesus Cristo orando nas Sinagogas, nas casas dos irmãos e em lugares desertos. Então fica a pergunta: por quê a ênfase nos montes? A resposta é simples: é o desejo carnal de fazer diferente, parecer melhor e espiritualmente superior aos irmãos. Jesus condenou essa atitude nos fariseus.
2º) MOTIVO - A Semelhança ao Paganismo – Jesus é o rei do universo. Não há um só lugar onde o nosso Senhor não tenha o domínio total e absoluto. Contudo, devemos atentar para as advertências que as escrituras fazem sobre os perigos da fé sincrética, híbrida e burrificada. Todos os povos pagãos, dos cananeus aos astecas; dos celtas aos maias; e dos hindus as tribos indígenas mais remotas na América do sul, sempre cultuaram seus deuses nos lugares elevados, pois acreditavam que isso lhes traria maior benefício. Agora vejam, não é isso que pensam, em sua grande maioria, aqueles que frequentam os montes e montanhas para orar? Ressalto, não é pecado ou errado orar em lugar algum. Mas, devemos nos preocupar com a motivação de milhares de pessoas que frequentam esses lugares sem qualquer instrução quanto aos riscos da busca pelo sobrenatural fora das escrituras.
3º) O MISTICISMO – Podem existir exceções, mas via regra, os frequentadores dos montes são aqueles que gostam da pirotecnia sobrenatural e do fenomenalismo. A maioria é formada por pessoas que não gostam de estudar as escrituras, dos cultos de estudo da palavra e das reuniões de oração em lugares mais comuns. Gostam da experiência com o mundo espiritual, vão além da bíblia (como se essa não fosse suficiente) e não atentam para os riscos advindos da exposição a experiência com demônios.
Essas figuras frequentam os montes por que pensam que ali há algo muito especial que faz com que o poder de Deus se manifeste. Vários líderes evangélicos neo-pentecostais afirmam que por estarem em um lugar elevado estão assim mais próximo de Deus. Cabe ressaltar que esse tipo de pensamento é uma figura do paganismo primitivo que as escrituras condenam (Dt 12. 1-3).
4º) O LEGALISMO – Por quê o monte é muito mais frequentado do que as reuniões de oração nos templos ou nas casas dos irmãos? Repito, deve haver exceções muito embora eu não conheça. Mas, a regra é o sacrifício para atrair a atenção da divindade para o seu esforço. É a maldita teologia da retribuição, onde todos devem fazer por merecer o favor da divindade. Além disso, existe ainda o aspecto farisaico da questão: “os frequentadores dos altos são mais espirituais”. Nunca ouvir alguém se vangloriar por não fazê-lo. Vale ressaltar que esse não é apenas um pensamento comum aos fariseus nos dias de Jesus Cristo, que faziam questão que todos percebessem que eram homens espirituais, mas também, uma herança do catolicismo romano onde o esforço, a penitência e a sacramentilização de determinados atos confere graça.

Minha conclusão é a seguinte - O crente sincero sabe que o Senhor vai ouvi-lo, e responderá suas orações em qualquer lugar (segundo Sua soberania e graça). Não existem lugares místicos, santos ou especiais, além do coração daqueles que Jesus já lavou com o seu precioso sangue. Tem mais, sabem que já não precisam demonstrar esforço para merecer o favor de Deus. São os pagãos que pensam assim. Dito isto, vamos orar para que o Senhor liberte esse povo dos modismos, da cultura romanista e dos rudimentos do mundo pagão. Que haja em cada coração liberdade para servir ao Senhor sem a preocupação mística, legalista ou qualquer outro tipo de imposição. Em Espirito e em verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário