terça-feira, 20 de novembro de 2012

A realidade contrastante


A realidade contrastante
Ávido por alimentar meu cérebro com uma boa leitura matinal optei por passar o olho em um jornal, no qual pudesse ter acesso as informações diárias. Foi então que pude me deparar com uma imagem que chamou muito minha atenção. Na verdade, foram duas imagens sobrepostas. Essas imagens, que hora apresento neste blog, retratam bem a realidade de mundo que vivemos.
            Podemos, de forma compartilhada, expressar alguns comentários que pude visualizar nessas fotografias.
            Nas duas imagens, observamos a presença marcante de pessoas. No entanto, essas pessoas nos mostram aspectos diferentes em suas fisionomias. Na primeira imagem vemos seus rostos de alegria e contentamento, já na outra imagem contemplamos semblante de desolação e desespero.
            Na primeira imagem, um grupo de atletas sorrindo alegres, desejosos por comemorar uma vitória que marcaria suas vidas. Na outra imagem um grupo de lutadores pela vida, tristes e apreensíveis, talvez se perguntando: o que está acontecendo?
            Ainda assim, a primeira foto/imagem mostra esses homens ávidos por segurar uma taça.  Instrumento de desejo que os levou a lutar durante todo um certame, que por fim conseguiram. Já na outra imagem, podemos ver, mãos que seguram um corpo, corpo de uma criança.
            As mãos da taça têm muito com o que se alegrar. As mãos que seguram o corpo (corpo da criança) não têm nada para comemorar, mas muito para lamentar.
            Essa taça será posta numa sala onde muitos poderão ver e até tocar. No entanto, aquele corpo (corpo de uma criança) será posto, se tiver, numa cova funda, onde seus familiares não poderão estar, e nem poderão vê-lo nem tocá-lo.
            A taça é um material perecível. A vida (vida de uma criança) não! 
            No próximo campeonato terá mais um troféu como esse. Certamente  vários competidores lutarão por conquistá-lo. Amanhã não teremos mais essa criança para nos dar troféus, pois ela já é o nosso troféu
            Conforme expressa o poeta Cesar Passarinho:
Quando morre um menino
Se quebra a vida em pedaços
As horas correm vazias
Sem travessuras e abraços

             Essas reportagens são separadas por apenas um traço.  Traço de insensatez.
                                             




Musica do Cesar Passarinho
Não Há Pandorgas No Céu
Quando morre um menino
Reza o vento sua prece
O destino fecha a porta
E o dia não amanhece
Quando morre um menino
Se quebra a vida em pedaços
As horas correm vazias
Sem travessuras e abraços
Quando morre um menino
Chora as águas da sanga
Amadurecem inúteis
Vivos melões e pitangas
Quando morre um menino
A tristeza mata a fome
E crescem ervas daninhas
Pelos caminhos de um homem

Quando morre um menino
Tem o pão gosto de ferro
A alegria sai da casa
E não há pandorgas no céu
Quando morre um menino
A tristeza mata a fome
E crescem ervas daninhas
Pelos caminhos de um homem
Quando morre um menino
Não há pandorgas no céu
                            
GIDEONE PIMENTEL                                                                     

sábado, 17 de novembro de 2012

Vingança Gospel

Vingança Gospel

Tomando um gancho na postagem dos meus amigos Hanny Adeilton Hadassa Hian no FACE quero deixar alguns comentários sobre essa música.

Não aguento mais ler postagens com a letra desta música:

Vai lá e pega quem falou da minha vida, avisa que eu Estou de Pé
E quem contou o fim dos meus dias, avisa que eu Estou de Pé
Pois quem me ergueu não me abate, enquanto não se
Cumprir o que ele tem atra
vés de mim
Vai lá pra quem pensou que eu estava caída, avisa que eu Estou de Pé
Vai ter até quem não acredita e avisa que Estou de Pé
Com minhas forças redobradas porque quanto mais lutarem pra tentar me derrubar
O meu Deus me põe de Pé.

Quem se diz adorador me mostra em que parte se adora a Deus nessa música por que eu desconheço...

Primeiro - Vamos lá...
Mateus 12.34 Jesus fala para os FARISEUS que "a boca fala do que está cheio o coração"(ARA). E ainda, podemos observar que ELE os chama de RAÇA DE VÍBORA. Ainda assim, CORAÇÃO na Bíblia está sempre relacionado as emoções do indivíduo.
Desta forma, podemos entender essa música pelos seguintes aspectos:
1 - a pessoa que escreveu estava com muita raiva de alguém(fofoqueiro e agoureiros);
2 - estava querendo mostrar que deus estava torcendo por ela no UFC GOSPEL(MMA). Ou seja, deus era o treinador dela "O meu deus me põe de Pé"; e
3 - agora nós temos uma nova modalidade de crente - crente correios (vai lá, vai lá, vai lá).

De conformidade com o texto acima, onde Jesus dar uma boa descrição para os fariseus - raça de víbora. Concluo que essa mesma descrição cabe ao compositor desta pobre música e também aos que submetem a cantar.
Vale uma ressalva: tem gente que é tão alienado que nem sabe o que tá cantando, são como a música de Zé Ramalho "e, o,o vida de gado".

Segundo - Mateus 11.29 o Senhor fala de ser "manso e humilde de CORAÇÃO".
Manso é a figura de um animal que tem todo potencial: força, desprendimento e vontade. Mas por está sob o domínio de um soberano esse animal se torna manso e segue a orientação de que lhe domina.
Por isso em Fp 2.5 em diante vemos que o apóstolo Paulo vai nos ensinar a termos o "mesmo sentimento de Cristo".
Cristo tinha todo o potencial de Deus, mas se esvaziou disso tomando forma de servo.
Em vista disso, quem assim não procede não pode ser considerado um servo(escravo-doulos) de Cristo.

É CÔMICO MAS É TRÁGICO



GIDEONE PIMENTEL

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

COMÉRCIO NA IGREJA



COMÉRCIO NA IGREJA
Mt 21.12,13

"... a minha casa será chamada casa de oração."

Esse texto retrata bem a seriedade que o grande Mestre dava ao ambiente proposto a adoração ao Senhor. Ele chamou aqueles, que usavam aquele espaço que deveria ser usado única e exclusivamente para a adoração, de LADRÕES.
Sendo assim, é inadmissível usarmos o templo e seus espaços para a venda de qualquer produtos, fazendo um lugar de verdadeiro COMÉRCIO.
Já parou para pensar se JESUS chegasse hoje em muitas igrejas e visse a quantidade de comércios que é feito: CDs, DVDs, camisas, gravatas, sapatos, paletós, rifas e etc.

Não aceite isso. Deus, com certeza, não está nesse evento e nem tampouco ELE está se agradando desse líder que permite tais coisas.

Assim como diz Amós: Am 5.23 ... afaste de mim o estrépito dos teus cânticos, porque não ouvirei as melodias das tuas liras.

Acautelai-vos

GIDEONE PIMENTEL

terça-feira, 2 de outubro de 2012

NOTA DE RECONHECIMENTO

NOTA DE RECONHECIMENTO 

Está chegando o fim, para algumas cidades, desse período tão tenebroso que é o momento da política (ou politicagem). Com isso, quero parabenizar os PASTORES que de forma honesta e sincera não usaram sua influência para manipular seus membros a votarem em candidatos de sua preferência, usando o que ficou conhecido como "voto de cajado".

Quero parabenizar os PASTORES que não usou sua igreja para atrair políticos e com isso conseguir bens para sua igreja (banco de igreja, terrenos, portões, aparelho de som e etc).

Parabenizo os PASTORES que não usaram os meios de comunicação para pedir votos para os seus candidatos fazendo desse tão precioso meio para pregação da palavra um verdadeiro palco da politicagem suja.

Caros PASTORES, aqueles que assim procederam merece nossa confiança e respeito. No entanto, aqueles que procederam de forma contraria são tão ou até mais CORRUPTOS que o políticos.

Que o SENHOR nos ilumine e nos der discernimento.

Acautelai-vos dos falsos profetas... Mt 7.15

GIDEONE PIMENTEL

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Uma História Real




PARADOXO: REINO TERRENO E  REINO DO CÉU

Mt 18.1-5/Mc 9.33-37

Conforme podemos observar no texto apresentado por Marcos, os discípulos se envolveram em uma discussão quando vinham pelo caminho em direção a Cafarnaum.  Ao chegarem em casa foram interpelados por Jesus que  queria saber o que eles discutiam pelo caminho. Logo, houve silencio, pois a discussão girou em torno de um assunto um tanto egoísta: quem seria o maior no reino dos céus.
                Isso, de alguma forma, demonstrou um total desconhecimento da verdadeira qualificação para entrar no Reino dos Céus. Sendo assim, o mestre toma a palavra e lhes dar uma lição mostrando alguns pontos importantes que poderia levar-los a fazer parte do reino celestial.
                Primeiro Jesus mostra que deveriam se converter (Mt 18.3) e em seguida apresenta a necessidade de ser como uma criança.
               
VEJAMOS UMA HISTÓRIA
            Numa família, conhecida nossa, formada pelos pais e três filhas, aconteceu um algo inusitado.
Apresentação da família:
Pais – Anísio e Penha
Filhas – Roseli, Deyse e Elaine

SITUAÇÃO
As garotas, como de costume, brincavam, na sua infância, de várias brincadeiras, dentre as quais estava a tal da brincadeira de “elástico” (brincadeira composta por três pessoas, e um elástico, onde duas pessoas segura com as pernas enquanto o terceiro elemento realiza diversas manobras).
Assim, como podemos observar na descrição das filhas do casal, temos: Roseli é a primeira, Deyse a segunda e Elaine a terceira. Isso é um ponto muito importante: a seqüência de nascimento dessas garotas. Pois é nesse contexto que está o fator preponderante dessa mensagem.
Portanto sempre que iam brincar da citada brincadeira a Elaine gritava alegremente “vamos, vamos... eu sou a TERCEIRA!!!”.
O que???
 Mas como pode ser isso? Normalmente não queremos ser os PRIMEIROS?
Pois, é amados. A Elaine sabia que sua irmã mais velha (Roseli) não iria deixá-la ser a primeira nem tampouco a segunda deixaria também (Deyse). Desta forma, o que caberia a Elaine era contentar-se com o TERCEIRO lugar e brincar com suas irmãs.

LIÇÃO EXTRAÍDA
Podemos observar na História acima que a atitude de Elaine trás lições riquíssimas para aqueles que querem entrar no reino dos céus. Portanto, a Elaine com muita perspicácia percebeu que para não interromper o processo da brincadeira sabia seu lugar em relação a suas irmãs e com isso tomava a iniciativa de escolher o TERCEIRO lugar para participar da brincadeira.
Já pensou se a Elaine disputasse e exigisse ser a primeira? Ou então buscasse a escolha pelo método do par ou impar? É queridos, poderia haver uma discussão entre as três que levaria alguns minutos até começar a brincadeira. Ou talvez, a brincadeira fosse interrompida naquele dia por uma briga entre elas. E se isso acontecesse, esse dia, seria um dia de tristeza na casa, e não haveria, quem sabe, brincadeira. À noite ao dormir elas não poderiam compartilhar das boas memórias daquele dia.
Contudo, a garotinha Elaine entende seu lugar e dar prosseguimento ao processo de brincadeira, escolhe logo o TERCEIRO lugar e a brincadeira começa, trazendo um ar de paz e tranquilidade em família.
Isso nos trás uma lição muito importante. Para entrar no reino dos céus não é preciso ser o primeiro nem se envolver em disputas desnecessárias. Já pensou como seria se ficássemos brigando nas igrejas por status, posição eclesiástica, cargos e outras coisas? Estaríamos fadados a entrar numa guerra descomunal.
Devemos saber nosso lugar. Não há na igreja do Senhor um posição mais espiritual que a outra Deus nivela a todos do mesmo jeito - por baixo. Pois só ELE estar por cima.
 É preciso ser como uma criança – humilde, sem falsidade, pura, sem malícia (ICo 14.20).
Podemos então concluir que, o reino dos céus é muito diferente de como os homens pensam aqui na terra.

SOLA SCRIPTURA
GIDEONE PIMENTEL

terça-feira, 28 de agosto de 2012

RENATO ARAGÃO


CRITICAR O RENATO ARAGÃO É FÁCIL. QUERO VER CRITICAR O GESUS FRACASSADO QUE ESTÁ NA SUA IGREJA

Tenho observado alguns dias no FACEBOOK diversos comentários concernentes ao provável filme que será estrelado pelo ator/comediante Renato Aragão. Desta forma, resolvi fazer uma pesquisa por alguns sites/blogs do segmento evangélico. Com isso, pude perceber a indignação apresentada pelos seus produtores.
Tudo isso, é válido e muito importante. Pois, esse veículo (internet) é a mídia mais democrática possível que nos possibilita expressarmos nossas convicções.
Contudo, deixo aqui meu apelo para aqueles que se mostraram indignados com a possível veiculação do filme que mostrará Jesus fracassado apresentado pelo Renato Aragão. Cada internauta ou FECEBOOKEIROS (neologismo) deveria se utilizar desse instrumento para demonstrar sua indignação quanto ao FRACASSO que presenciamos no que chamamos de "EVANGELHO" nos nossos dias.
É triste  ver um "filme" da vida real dos "evangélicos" onde nossos templos são verdadeiros covis de salteadores que cobram preços altíssimos para "pregar" a palavra. É triste ver "pastores" que usam de uma suposta autoridade para amedrontar os membros. É triste ver músicas que não adoram em nada a Deus, só apresentam vingança em suas letras. É triste ver "pastores" que se valem de suas influencias para elegerem seus candidatos. É triste ver esses tais "apóstolos". É triste ver os neopentecostais deturparem as sagradas escrituras com falsas interpretações, tudo isso apresentado em seus cultos afro-gospel ("quebrando tudo" - é o que eles falam).

Do Renato Aragão podemos esperar isso. Portanto, não propaga o evangelho nem vai na sua igreja dizer que é pastor ou cantor. Como dizemos, tradicionalmente: o Renato Aragão é do "mundo"!!! Talvez, hoje, não podemos dizer isso. Porquanto, o "mundo" já entrou em sua igreja e desta forma o Renato Aragão veio junto (rsrsr)

Vamos lá sejam corajosos também com esse assunto. Denuncie, faça campanha no FACE, seja um JOÃO FACEBOOK BATISTA ou então um MARTINHO LUTERO FACEBOOK. Sei lá!!! Proteste!!! Seja autêntico.

GIDEONE PIMENTEL

sábado, 25 de agosto de 2012




ANJO DA IGREJA

Anjo da Igreja em Apocalipse 2 e 3 tem uma infinidade de significados. No entanto por que alguns "pastores" possivelmente "desavisados" não passam isso para os crentes?

Primeiro vejamos os possíveis significados.
OBS: texto extraído do dicionário WYCLIFFE - CPAD, páginas 139/140.

Anjos das sete igrejas - Gr "angelos" - mensageiro/enviado.
1- representante celestial
2- a própria p
ersonificação da igreja, na qual a vida da igreja encontra seu próprio corpo;
3- núcleo espiritual de pessoas maduras dentro da igreja;
4- o representante enviado pela igreja;
5 - o bispo (supervisor) ou presbítero (ancião);

Podemos perceber que a descrição acima não define unica e exclusivamente o termo a figura do pastor. Sendo assim, isso é uma falácia usar esse termo para persuadir, manipular e ameaçar os crente incautos.

Por outro lado, posso responder essa pergunta: após estudar sobre o poder da palavra, vi que existe uma relação língua poder. Isso foi utilizado, de forma muito bem, por reis, ditadores, presidentes ao longo da história. Exemplo: Hitler fez isso muito bem, assim como Mussoline.
É óbvio, se não influencio pelo exemplo ou até pelo carisma, logo utilizo essa ARMA que vai amedrontar dezenas ou até milhares de pessoas.

GIDEONE PIMENTEL

quarta-feira, 25 de julho de 2012


COMO É FÁCIL MANIPULAR A MASSA - FILME "A ONDA"
Convido a todos a assistirem o filme A ONDA.
O filme mostra como é fácil manipular pessoas e por-las nos ideais de líderes fascistas, transformando-as em verdadeiros seres levados pela "ONDA".
Resumo: um professor de História é interpelado por uma a aluna com a seguinte pergunta: como o Hitler conseguiu manipular toda uma nação e matar milhares de pessoas? Dai o professor não consegue, de imediato, responder a pergunta e logo procura a resposta através de pesquisas. No dia seguinte, para responder o questionamento, ele propõe uma atividade, em sala, usando uma técnica nazista, que logo foi aceita por todos e que perdurou por muitos dias chegando a virá uma febre por toda escola. No final... Assitam

segunda-feira, 16 de julho de 2012

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Aspectos de uma batalha espiritual - Mensagem expositiva em Isaías: Caps 36,37


Mensagem expositiva 
Isaías: Caps 36 e 37
Tema: Aspectos de uma batalha espiritual
Proposição: conhecer as características de uma batalha espiritual.
Oração de Transição: Aspectos importantes que o cristão deve conhecer ante uma batalha espiritual.
Introdução:
Os capítulos 36 e 37 de Isaías são mencionados em outras partes da Bíblia (IIRs 18.37,19.1-37; IICr 32.1-8). Segundo alguns teólogos, por ser um fato marcante para a história de Israel. Isaías dá ênfase  ao lado piedoso do rei Ezequias.
Exposição:
Ações do inimigo
1 – Por em cheque a nossa confiança
Is 36.4 – Rabsaqué  afronta o povo de Deus indagando-os em quem tava a confiança de Israel.
v. 4 “que confiança é essa que te estribas?”
v.6 “Confias no Egito ... bordão de cana quebrada – Confiança em coisa frágil.
Rabsaqué é a figura do Adversário das nossas almas. Ele tenta nos desestabiliza ante a nossa confiança em Deus usando palavras desencorajadoras.
2 – Usa de mentiras
Is 36.10 - ... Pois o Senhor mesmo me disse: sobe contra a terra e destrói-a.
O Diabo nos tenta enganar com suas artimanhas se passando como enviado do SENHOR.
Cuidado, ele é enganador desde o princípio.
3 – Quer causar divisão no Reino de Deus
Is 36. 14-18 – Aqui vemos uma serie de afirmações de Rabsaqué, numa linguagem compreensível, tentando fazer com que o povo se volte contra seu rei – Ezequias.
O adversário, procura dividir o reino. Portanto, com um reino dividido é mais fácil destruir um povo.

Ações que deve tomar o servo de Deus
1 – Ficar calado
Is 36.21 - ...não lhe respondereis. – O sevo do Senhor deve, após ouvidas as afrontas, ficar calado.
2 – Buscar a presença do Senhor. Assim terá resposta de Deus
Is 37.1-7 -  Ezequias ouvindo isto... entrou na casa do Senhor;
v. 4 – resposta de Deus por intermédio do profeta: “...fazes pois tuas orações...”

O adversário não desiste fácil
Is 37.8-13 – Rabsaqué volta, e desta vez de forma mais incisiva, com uma carta contendo toda a prepotência e soberba do rei da Assíria diante do Deus todo poderoso.
Nesse momento o inimigo quer mostrar que o nosso Deus é impotente diante de sua potestade. Ele tenta mostrar que todos a sua volta estão destruídos e você será o próximo.

Atitude do servo de Deus – oração
Is 37.14-20 – o rei de Judá em sua oração glorifica o Deus todo poderoso mostrando toda a Sua soberania e poder : v 16 - “...tu somente és Deus de todos os reinos da terra...”

O servo de Deus recebe conforto na tribulação
Is 37.21-35 – Deus mostra que quando somos afrontados pelo o inimigo, na verdade quem está sendo afrontado é o próprio Deus: v.23 “...a quem afrontaste e contra quem blasfemastes?... contra o Santo de Israel.
v.28 – Nosso companheiro, o SENHOR, conhece o adversário de nossas almas;
v. 29 – Deus tem o inimigo sobre Seu domínio: ... meu anzol no teu nariz...”;
v.30 – Deus nos manda suprimento;
v.31 – depois da batalha nos tornamos como arvores frutíferas de raízes aprofundadas;

Deus mostra que tudo está no Seu controle
Is 37.33-35 – O Senhor, mais uma vez, prova a fidelidade nas suas promessas e o amor que tem pelo Seu povo

O adversário é desarticulado e envergonhado
Is 37.36-38 – O anjo do Senhor começa a agir: v.36 “...feriu... a cento e oitenta mil”
v.38 – vergonha -  Senaqueribe é morto, pelos filhos, quando estava adorando seu deus. Isso mostra mais do que nunca que só existe um DEUS que nas batalhas esta conosco.

Conclusão
Devemos conhecer através da palavra qual será nossa atitude diante aos ataques do adversário de nossas almas. Só assim procederemos conforme a vontade do SENHOR. Muitas vezes nossas batalhas tem sido travadas em nossos lares e com isso chegamos a beira de uma depressão e desta forma perdemos a vontade de viver. Contudo, não adianta por em prática nossas estratégias. Somente o Deus todo poderoso tem o poder para desarticular as hostes do maligno e nos fazer mais que vencedores.
A DEUS seja a GLÓRIA PELOS SECULOS, AMÉM
GIDEONE PIMENTEL